Em Outubro de 2009 Circulavam pela internet, centenas de vídeos, textos e depoimentos, informando que a vacina contra a gripe suína (H1N1) poderia ser mais letal que a própria doença! E que o governo tornaria obrigatória a vacinação da população (com intenções malignas de reduzir a população mundial).
.
O fato é que, em pouco tempo, muitos dos vídeos e textos sobre o assunto foram proibidos e retirados da internet; Mas, algumas mortes ainda são relatadas e as autoridades sempre tentam desvincular as mortes das aplicações da vacina.
.
Vivemos uma pandemia de gripe suína. Foi o que declarou a OMS na segunda quinzena de junho de 2009, depois de contabilizar 36 mil casos em 75 países.
.
Programa jornalístico Balanço Geral de Curitiba
.
A perícia feita pela Prefeitura de Curitiba descartou a contaminação das Vacinas contra a Gripe, como causa da morte de uma paciente que morreu quatro meses depois de tomar a dose. De acordo com a administração municipal, pode ter havido falha na aplicação da Vacina. Quatro funcionários do Posto de Saúde estão sendo investigados!
.
A pedagoga Iara Martins (de 63 anos) passou quase quatro meses internada na UTI do Hospital Cruz Vermelha Brasileira - Filial do Estado do Paraná. Ela faleceu no último sábado por complicações provocadas por Infecção Bacteriana; A suspeita é de que a vacina da Gripe tenha provocado o problema!
.
A idosa recebeu recebeu a Vacina no dia 27/Abr/2017 num posto de saúde do Bairro Boa Vista (Curitiba); Logo depois, ela teria sentido fortes dores no braço e foi levada pela família ao hospital. No mesmo dia, outras 175 pessoas também receberam a vacina! E além dela, outras 3 (três) pessoas também passaram mal e tiveram os mesmos sintomas.
.
A Prefeitura abriu uma investigação para descobrir se houve contaminação nas vacinas ou no manuseio das doses.
.
Todo o lote de vacina foi periciado e de acordo com o Diretor do Centro de Epidemiologia, a contaminação aconteceu na aplicação da vacina!
.
- A contaminação, ela foi descartada! Não houve contaminação dos lotes da vacina. A vacina da gripe, nós consideramos ela uma vacina segura e eficaz. O que nós apuramos e que todos os indícios levam é para que, houve uma falha no processo de trabalho! Ou seja, falha na aplicação da vacina.
.
A conduta de quatro funcionários que trabalham no posto está sendo investigada; Se comprovado que houve negligência no armazenamento ou falta de higiene, os responsáveis poderão ser exonerados do cargo!
.
- O processo de aplicação, ele se inicia com a higienização das mãos, depois o manuseio do próprio insumo como: As seringas, a própria vacina e depois a técnica de aplicação.
- Não foi possível ainda identificar em que tempo ou parte do processo ocorreu essa falha!
.
A unidade de saúde chegou a ser fechada para atendimento! Mas, foi reaberta a 01 (um) mês. No local, nenhum funcionário foi autorizado a falar com a imprensa.
.
- A gente nota muitas falhas: No ambiente, no manuseio de muitas coisas... a pessoa está de luva atende um caso e em seguida faz outras coisas... (disse uma paciente que estava no local)
.
Vídeo publicado em 22/Ago/2017
.
.
Programa jornalístico Jovem Pan News
.
Nós seguimos com o espaço online desta sexta-feira e estamos recebendo aqui a Dra. Helena Sato (Diretora de Imunização da Secretaria de Estado e Saúde) e estamos falando sobre a campanha de imunização e a importância de se tomar a vacina; Estamos falando dos grupos prioritários (gestantes, idosos, crianças com menos de 2 anos de idade, agentes e profissionais de saúde).
.
A meta é imunizar 5 milhões de pessoas (só aqui no estado de São Paulo).
.
Número de mortes por H1N1 triplica (Em 2017 foram 285 mortes, em 2018 foram 839) mesmo com meta de vacinação cumprida. Em 2019 foram 222 mortes!
.
Dra Helena, algumas pessoas deixam de ir ao posto de saúde por medo das reações adversas e eu queria que a Sra. falasse um pouquinho sobre isso e se as pessoas ficam um pouco debilitadas mesmo depois de tomar a vacina?
.
- Então, é importante deixar claro porque... há... Reforçando né, que temos um grande mito! que ainda nos acompanha apesar de 14 anos de ação ou de vacinação.
- Primeiro vou deixar claro que, a vacina não tem capacidade de desencadear doenças, não causa gripe mas, ela pode SIM dar algum tipo de reação? PODE! Mas, é uma reação que de um modo geral é muito leve...
.
- É injetável, eu vou deixar claro que é injetável, por isso pode ter uma dor no local da aplicação. Mas, não mais do que 10% das pessoas vacinas poderão apresentar febre, (que não costuma ser uma febre alta) nos primeiros dois dias após a aplicação e principalmente o adulto com febre, pode ter uma mialgia ou dor no corpo ou dor de cabeça. Então, as reações são bastante leves!
.
- Mas, eu queria fazer um chamado em especial: Nós já vacinamos cerca de 2.700.000 pessoas, os campeões de adesão são as crianças (com uma cobertura que já está chegando aos 48%), os idosos (que já chegaram a uma cobertura de 40%, quando a nossa meta é de 80%); Mas, as grávidas (nós já vacinamos muitas grávidas), mas a cobertura está em 37%.
.
- Esse grupo é sempre mais problemático, não é?
.
- Então... e aí eu queria esclarecer algumas questões:
.
- 1º - Porque é importante a grávida ser vacinada? Temos aí um exemplo do que aconteceu na pandemia (em 2009), onde chamou a atenção o número de grávidas acometidas pelo H1N1 e que infelizmente vieram a falecer! Ou seja, a gripe na grávida, principalmente (particularmente no 2º e 3º trimestre) pode se evoluir com complicações.
.
- Então, primeiro: Colocamos aqui a importância da vacinação da gripe na Gestante porque a Gestante é um grupo de risco que pode evoluir com complicações.
.
- E aí, temos uma outra dúvida: Mas, eu estou grávida! Essa vacina não pode fazer mal para o meu bebê? NÃO! Porque NÃO?. A exemplo da vacina contra a hepatatite B e da vacina contra o Tétano que são aplicadas durante a gestação (para prevenção dessas doenças), a vacina da gripe constitui um produto inativado! É morto... então não tem capacidade nenhuma de desencadear doenças no bebê.
.
- E um outro detalhe é importante: A gente costuma dizer que essa vacina vale por dois! Ela protege não apenas a mãe, mas vai proteger o bebê também. De que forma? A mãe sendo vacinada, ela produz anticorpos, esses anticorpos passam através da placenta, para o bebê!
.
- E como a vacina é aplicada a partir dos três meses, este bebê, filho de uma mãe vacinada estará protegido pelo menos durante os próximos 6 meses (mesmo após o seu nascimento).
.
- Então só trás vantagens aí... (comentou a entrevistadora)
.
- Agora, porque é que a Grávida é... Ela tem baixa Imunidade? é Isso?
.
- Isso, exatamente! Não apenas em relação à imunidade. Não é que é baixa... ou imunodeprimida, mas tem um comprometimento SIM, um pouco da sua resposta imunológica. E principalmente no final da gestação, o que é que acontece: Temos um aumento da volemia (Volemia é um termo médico para a quantidade de sangue circulando no corpo), ou seja, a grávida fica um pouco mais inchada! Então, se ela é acometida pelo vírus da gripe e tem uma pneumonia, as complicações poderão ser maiores! Principalmente no final da gestação. Então, daí a importância SIM das gestantes serem vacinadas.
.
- Já que a gente tocou nesse assunto: Pessoas com baixa imunidade ou imunodeprimidas, elas podem tomar a vacina? É recomendável?
.
- SIM, Sim... Não só podem, como devem! As pessoas imunodeprimidas poderão sim serem vacinadas e nessa situação em especial (com encaminhamento), poderão procurar o posto de vacina mais próximo de suas casas.
.
- Nós temos perguntinhas chegando das ruas de São Paulo, para a Dra. Helena Sato. Vamos ver:
.
- Quem perdeu o prazo de tomar a vacina, como é que faz para ser vacinado? Existem outras datas disponíveis? Haverá prorrogação?
.
- Até o momento não! O nosso último dia é até sexta-feira (25/Mai/2012). Então para aquele que se esqueceu de tomar a vacina, temos aí mais a semana que vem.
.
- Então solicitamos: Não se esqueçam! Anotem na geladeira, na sua agenda. E todos os postos estarão aplicando essa vacina de segunda a sexta, das 8h da manhã as 17h da tarde. E quem mora aqui na Capital, os dois terminais rodoviários estarão vacinando também aos sábados e domingos, das 8h da manhã às 8h da noite.
.
- E é tão rapidinho né? Dá tempo de você, dar um pulinho lá... no horário do almoço... enfim... não vai ocupar muito espaço não...
.
- E é tão importante né! É uma vacina que traz um grande benefício! E é uma vacina internacionalmente reconhecida (em relação aos benefícios), principalmente para os grupos prioritários.
.
Temos mais uma perguntinha para a Dra. Helena. Vamos ver:
.
- Eu gostaria de saber quais os sintomas que essa vacina causa?
.
- É, são reações né? Eu acho interessante a gente reforçar isso.
.
- Exatamente, porque ainda temos pessoas sim que deixam de tomar a vacina com medo da reação. Mas, a gente tem mais é que ter medo da doença! E não da reação da vacina. A vacina é extremamente muito bem tolerada, não mais que 10% da população vacinada poderão ter FEBRE nos primeiros dois dias após a aplicação da vacina; E com isso, também, nos adultos essa FEBRE pode vir acompanhada de DOR DE CABEÇA, DORES NO CORPO e que podem ser resolvidas com antitérmicos e analgésicos que a pessoa já costuma receber.
.
- Daqui a apouco a gente vai falar mais sobre vacinação com a Dra. Helena Sato, que é Diretora de Imunização da Secretaria de Estado e Saúde. Lembrando que, estamos ao vivo e queremos ter a sua participação pelas redes sociais: No facebook a nossa página é @jovempanoline, deixe por lá a sua pergunta ou o seu comentário; Pelo twitter @portaljovempan ou escreva um e-mail para espaco@jovempan.com.br. Até já!
.
Vídeo publicado em 18/Maio/2012
.
O que é a gripe H1N1: sintomas, diagnóstico, vacina e tratamento
.
Gripe H1N1 (gripe suína) - Por Drauzio Varella
.
Vacina da gripe: o que muda em 2019
.
O fato é que, em pouco tempo, muitos dos vídeos e textos sobre o assunto foram proibidos e retirados da internet; Mas, algumas mortes ainda são relatadas e as autoridades sempre tentam desvincular as mortes das aplicações da vacina.
.
Vivemos uma pandemia de gripe suína. Foi o que declarou a OMS na segunda quinzena de junho de 2009, depois de contabilizar 36 mil casos em 75 países.
.
Programa jornalístico Balanço Geral de Curitiba
.
A perícia feita pela Prefeitura de Curitiba descartou a contaminação das Vacinas contra a Gripe, como causa da morte de uma paciente que morreu quatro meses depois de tomar a dose. De acordo com a administração municipal, pode ter havido falha na aplicação da Vacina. Quatro funcionários do Posto de Saúde estão sendo investigados!
.
A pedagoga Iara Martins (de 63 anos) passou quase quatro meses internada na UTI do Hospital Cruz Vermelha Brasileira - Filial do Estado do Paraná. Ela faleceu no último sábado por complicações provocadas por Infecção Bacteriana; A suspeita é de que a vacina da Gripe tenha provocado o problema!
.
A idosa recebeu recebeu a Vacina no dia 27/Abr/2017 num posto de saúde do Bairro Boa Vista (Curitiba); Logo depois, ela teria sentido fortes dores no braço e foi levada pela família ao hospital. No mesmo dia, outras 175 pessoas também receberam a vacina! E além dela, outras 3 (três) pessoas também passaram mal e tiveram os mesmos sintomas.
.
A Prefeitura abriu uma investigação para descobrir se houve contaminação nas vacinas ou no manuseio das doses.
.
Todo o lote de vacina foi periciado e de acordo com o Diretor do Centro de Epidemiologia, a contaminação aconteceu na aplicação da vacina!
.
- A contaminação, ela foi descartada! Não houve contaminação dos lotes da vacina. A vacina da gripe, nós consideramos ela uma vacina segura e eficaz. O que nós apuramos e que todos os indícios levam é para que, houve uma falha no processo de trabalho! Ou seja, falha na aplicação da vacina.
.
A conduta de quatro funcionários que trabalham no posto está sendo investigada; Se comprovado que houve negligência no armazenamento ou falta de higiene, os responsáveis poderão ser exonerados do cargo!
.
- O processo de aplicação, ele se inicia com a higienização das mãos, depois o manuseio do próprio insumo como: As seringas, a própria vacina e depois a técnica de aplicação.
- Não foi possível ainda identificar em que tempo ou parte do processo ocorreu essa falha!
.
A unidade de saúde chegou a ser fechada para atendimento! Mas, foi reaberta a 01 (um) mês. No local, nenhum funcionário foi autorizado a falar com a imprensa.
.
- A gente nota muitas falhas: No ambiente, no manuseio de muitas coisas... a pessoa está de luva atende um caso e em seguida faz outras coisas... (disse uma paciente que estava no local)
.
Vídeo publicado em 22/Ago/2017
.
.
Especialista fala dos efeitos colaterais da vacina da gripe - Em Maio de 2012
.Programa jornalístico Jovem Pan News
.
Nós seguimos com o espaço online desta sexta-feira e estamos recebendo aqui a Dra. Helena Sato (Diretora de Imunização da Secretaria de Estado e Saúde) e estamos falando sobre a campanha de imunização e a importância de se tomar a vacina; Estamos falando dos grupos prioritários (gestantes, idosos, crianças com menos de 2 anos de idade, agentes e profissionais de saúde).
.
A meta é imunizar 5 milhões de pessoas (só aqui no estado de São Paulo).
.
Número de mortes por H1N1 triplica (Em 2017 foram 285 mortes, em 2018 foram 839) mesmo com meta de vacinação cumprida. Em 2019 foram 222 mortes!
.
Dra Helena, algumas pessoas deixam de ir ao posto de saúde por medo das reações adversas e eu queria que a Sra. falasse um pouquinho sobre isso e se as pessoas ficam um pouco debilitadas mesmo depois de tomar a vacina?
.
- Então, é importante deixar claro porque... há... Reforçando né, que temos um grande mito! que ainda nos acompanha apesar de 14 anos de ação ou de vacinação.
- Primeiro vou deixar claro que, a vacina não tem capacidade de desencadear doenças, não causa gripe mas, ela pode SIM dar algum tipo de reação? PODE! Mas, é uma reação que de um modo geral é muito leve...
.
- É injetável, eu vou deixar claro que é injetável, por isso pode ter uma dor no local da aplicação. Mas, não mais do que 10% das pessoas vacinas poderão apresentar febre, (que não costuma ser uma febre alta) nos primeiros dois dias após a aplicação e principalmente o adulto com febre, pode ter uma mialgia ou dor no corpo ou dor de cabeça. Então, as reações são bastante leves!
.
- Mas, eu queria fazer um chamado em especial: Nós já vacinamos cerca de 2.700.000 pessoas, os campeões de adesão são as crianças (com uma cobertura que já está chegando aos 48%), os idosos (que já chegaram a uma cobertura de 40%, quando a nossa meta é de 80%); Mas, as grávidas (nós já vacinamos muitas grávidas), mas a cobertura está em 37%.
.
- Esse grupo é sempre mais problemático, não é?
.
- Então... e aí eu queria esclarecer algumas questões:
.
- 1º - Porque é importante a grávida ser vacinada? Temos aí um exemplo do que aconteceu na pandemia (em 2009), onde chamou a atenção o número de grávidas acometidas pelo H1N1 e que infelizmente vieram a falecer! Ou seja, a gripe na grávida, principalmente (particularmente no 2º e 3º trimestre) pode se evoluir com complicações.
.
- Então, primeiro: Colocamos aqui a importância da vacinação da gripe na Gestante porque a Gestante é um grupo de risco que pode evoluir com complicações.
.
- E aí, temos uma outra dúvida: Mas, eu estou grávida! Essa vacina não pode fazer mal para o meu bebê? NÃO! Porque NÃO?. A exemplo da vacina contra a hepatatite B e da vacina contra o Tétano que são aplicadas durante a gestação (para prevenção dessas doenças), a vacina da gripe constitui um produto inativado! É morto... então não tem capacidade nenhuma de desencadear doenças no bebê.
.
- E um outro detalhe é importante: A gente costuma dizer que essa vacina vale por dois! Ela protege não apenas a mãe, mas vai proteger o bebê também. De que forma? A mãe sendo vacinada, ela produz anticorpos, esses anticorpos passam através da placenta, para o bebê!
.
- E como a vacina é aplicada a partir dos três meses, este bebê, filho de uma mãe vacinada estará protegido pelo menos durante os próximos 6 meses (mesmo após o seu nascimento).
.
- Então só trás vantagens aí... (comentou a entrevistadora)
.
- Agora, porque é que a Grávida é... Ela tem baixa Imunidade? é Isso?
.
- Isso, exatamente! Não apenas em relação à imunidade. Não é que é baixa... ou imunodeprimida, mas tem um comprometimento SIM, um pouco da sua resposta imunológica. E principalmente no final da gestação, o que é que acontece: Temos um aumento da volemia (Volemia é um termo médico para a quantidade de sangue circulando no corpo), ou seja, a grávida fica um pouco mais inchada! Então, se ela é acometida pelo vírus da gripe e tem uma pneumonia, as complicações poderão ser maiores! Principalmente no final da gestação. Então, daí a importância SIM das gestantes serem vacinadas.
.
- Já que a gente tocou nesse assunto: Pessoas com baixa imunidade ou imunodeprimidas, elas podem tomar a vacina? É recomendável?
.
- SIM, Sim... Não só podem, como devem! As pessoas imunodeprimidas poderão sim serem vacinadas e nessa situação em especial (com encaminhamento), poderão procurar o posto de vacina mais próximo de suas casas.
.
- Nós temos perguntinhas chegando das ruas de São Paulo, para a Dra. Helena Sato. Vamos ver:
.
- Quem perdeu o prazo de tomar a vacina, como é que faz para ser vacinado? Existem outras datas disponíveis? Haverá prorrogação?
.
- Até o momento não! O nosso último dia é até sexta-feira (25/Mai/2012). Então para aquele que se esqueceu de tomar a vacina, temos aí mais a semana que vem.
.
- Então solicitamos: Não se esqueçam! Anotem na geladeira, na sua agenda. E todos os postos estarão aplicando essa vacina de segunda a sexta, das 8h da manhã as 17h da tarde. E quem mora aqui na Capital, os dois terminais rodoviários estarão vacinando também aos sábados e domingos, das 8h da manhã às 8h da noite.
.
- E é tão rapidinho né? Dá tempo de você, dar um pulinho lá... no horário do almoço... enfim... não vai ocupar muito espaço não...
.
- E é tão importante né! É uma vacina que traz um grande benefício! E é uma vacina internacionalmente reconhecida (em relação aos benefícios), principalmente para os grupos prioritários.
.
Temos mais uma perguntinha para a Dra. Helena. Vamos ver:
.
- Eu gostaria de saber quais os sintomas que essa vacina causa?
.
- É, são reações né? Eu acho interessante a gente reforçar isso.
.
- Exatamente, porque ainda temos pessoas sim que deixam de tomar a vacina com medo da reação. Mas, a gente tem mais é que ter medo da doença! E não da reação da vacina. A vacina é extremamente muito bem tolerada, não mais que 10% da população vacinada poderão ter FEBRE nos primeiros dois dias após a aplicação da vacina; E com isso, também, nos adultos essa FEBRE pode vir acompanhada de DOR DE CABEÇA, DORES NO CORPO e que podem ser resolvidas com antitérmicos e analgésicos que a pessoa já costuma receber.
.
- Daqui a apouco a gente vai falar mais sobre vacinação com a Dra. Helena Sato, que é Diretora de Imunização da Secretaria de Estado e Saúde. Lembrando que, estamos ao vivo e queremos ter a sua participação pelas redes sociais: No facebook a nossa página é @jovempanoline, deixe por lá a sua pergunta ou o seu comentário; Pelo twitter @portaljovempan ou escreva um e-mail para espaco@jovempan.com.br. Até já!
.
Vídeo publicado em 18/Maio/2012
.
O que é a gripe H1N1: sintomas, diagnóstico, vacina e tratamento
.
Gripe H1N1 (gripe suína) - Por Drauzio Varella
.
Vacina da gripe: o que muda em 2019
por que no brasil .. não se fala sobre esse assunto ???
ResponderExcluirno tele jornal ninguem diz nada nem no radio nem em jornal eu assiti na redetv que na frança nao querem tomar a vacina so isso
ResponderExcluiro que fazer, tomar a vacina, ou aguadar para ver o que se pode acontecer com a população?
ResponderExcluirsó Deus para cuidar dos seus
tomem e morrerão!
ResponderExcluiro que fazer depois de ter tomado a vacina da gripe h1n1.
ResponderExcluireu tomei :s
ResponderExcluirA mídia sempre tenta mascarar a verdade e manipular cada vez mais a população. O fato é que se os Eua é um país bem mais desenvolvido que o brasil. e para chegarem a esta conclusão de que realmente tem várias conquências ruins, definitivamente eu não irei tomar. Pesquisei a respeito e em um site do yahoo eu acompanhei um questionamento de um rapaz que dizia para a população não tomar a vacina.Em seguida, postou o ministério da Saúde, e sabe oque disseram ? Mais uma vez tentaram manipular a situação contornando-a dizendo que a campanha da Rubeola, e entre ouras tinha circulado comentários falsos pela internet. Só que analisando este depoimento do ministério da Saúde, eu notei que: não foi dito nada em relação ao que os Eua havia dito sobre a vacina,ou seja, há alguma verdade em que gostariam que não fosse declarada, desviaram definitivamente o assunto. REFLITA
ResponderExcluirTomei esta vacina em prol de minha saúde, mas se estes boatos forem verdade, somente conto com a justiça de Deus, pois Nele confio!!
ResponderExcluirDaniel Cap. 12
ResponderExcluirOs entendidos, pois, resplandecerão, como o resplandor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente.
E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo: muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.
Meus irmãos amado peço que reflitam nessas palavras profética e vejam se já não estamos chegando ao fim.fiquem na paz.
SE DEUS REALMENTE EXISTE, E ELE EXISTE POIS EU CREIO ,QUE ELE NAO DEIXARÁ QUE SEU SERVO SEJE ALVO DE ALGUMA MALDADE,POIS ELE ESTAR SEMPRE NO CONTROLE DA MINHA VIDA.
ResponderExcluir